04 ministros stj

Tsunami na justiça: Quatro ministros do STJ são investigados pelo Supremo

O Jota informou no final da noite desta segunda, 16, quatro ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ), incluindo o presidente da Corte, são investigados pelo Supremo Tribunal Federal (STF). São eles: Francisco Falcão, Marcelo Navarro, Benedito Gonçalves e Sebastião Reis.


Este conteúdo é produzido por CristalVox. Apoie nosso trabalho curtindo nossa página

Nesta terça-feira (16/8), o ministro Teori Zavascki, relator da operação Lava Jato no Supremo, recebeu o pedido de abertura de inquérito contra o presidente do STJ, Francisco Falcão, e contra o ministro do STF, Marcelo Navarro.

Eles serão investigados por suposta obstrução de Justiça junto com a presidente afastada Dilma Rousseff, o ex-presidente Lula, os ex-ministros Aloizio Mercadante e José Eduardo Cardozo e o ex-senador Delcídio do Amaral.




O ministro Sebastião Reis também é alvo de procedimento aberto STF. De acordo com investigadores, a suspeita é de venda de decisão judicial. O processo está no gabinete da ministra Rosa Weber e tramita de forma oculta.

Ainda conforme pessoas próximas à investigação, indícios contra o ministro surgiram em operação da Polícia Federal. Também de acordo com investigadores, o caso não guarda relação com a Lava Jato.

Já em relação ao ministro Benedito Gonçalves, uma investigação foi aberta contra ele depois que mensagens telefônicas foram encontradas pela Polícia Federal no telefone de Léo Pinheiro, dono da empreiteira OAS, investigado na Operação Lava Jato. Nas mensagens, o ministro pedia favores ao empreiteiro. O processo no Supremo tramita de forma oculta.