Início Política Petebistas cogitam que Planalto tenha fritado Cristiane Brasil

Petebistas cogitam que Planalto tenha fritado Cristiane Brasil

30
COMPARTILHAR
Cristiane Brasil

NONATO VIEGAS informa que deputados petebistas culpam o Palácio do Planalto pela crise que se instalou em torno da posse da deputada federal Cristiane Brasil (PTB-RJ) como ministra do Trabalho. Acham que o governo poderia ter antecipado a posse de Cristiane para segunda-feira (8) e, assim, escapado da decisão da Justiça, da terça-feira (9), que a proibiu de assumir o ministério. A posse fora marcada para o mesmo dia em que a decisão da Justiça foi tomada.

Os petebistas acham que faltou senso de urgência para a equipe do ministro da Secretaria-Geral, Moreira Franco, responsável por organizar cerimônias de posse. Cristiane chegou a ligar para o presidente Michel Temer pedindo a antecipação, mas foi ignorada.

A advogada-geral da União, ministra Grace Mendonça, disse nesta quinta-feira (11), em entrevista à GloboNews, que ir ao Supremo Tribunal Federal (STF) para garantir a posse de Cristiane Brasil no Ministério do Trabalho “é uma das alternativas” em análise pelo órgão.

Hoje, a ministra esteve com o presidente Michel Temer no Palácio do Planalto para discutir o assunto.

“A AGU estuda todos os cenários possíveis. As possibilidades juridicamente sustentáveis e os desdobramentos de cada um desses cenários. Sabemos que se está diante de um ato do presidente da República, escolha do presidente, e neste contexto estudamos os cenários possíveis”, afirmou.

Ela disse que só na semana que vem a AGU vai tomar alguma decisão sobre que medida tomará. “Bem possivelmente na semana que vem alguma decisão sobre a melhor medida será tomada”.

Além do STF, segundo o blog apurou, Temer pode recorrer ao próprio Tribunal Regional Federal da 2ª Região ou até ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) para garantir a posse de Cristiane Brasil.

Época/G1 – foto Foto: Alex Ferreira/Câmara dos Deputados)

COMPARTILHAR