Lula, “enricou” com a presidência. Seu patrimônio cresceu 360%…

Brasil, Belo Horizonte, MG. 28/08/2015. O ex-presidente Luiz In·cio Lula da Silva (PT) participa do 12∫ Congresso Estadual da Central ⁄nica dos Trabalhadores (CUT), na casa de espet·culos Chevrolet Hall, em Belo Horizonte. - CrÈdito:DOUG PATRÕCIO/BRAZIL PHOTO PRESS/AE/CÛdigo imagem:190718

Lula ‘enricou” 360 vezes desde a sua passagem pela presidência da república.  Isso é o que revelam suas declarações de renda, nos documentos juntados pelos Procuradores da República na denúncia da Lava Jato.


Este conteúdo é produzido por CristalVox. Apoie nosso trabalho curtindo nossa página

Desde o fim do seu segundo mandato, em 2010, o ex-presidente Lula viu seu patrimônio saltar de R% 1,9 milhão para R$ 8,8 milhões – que representa um crescimento de 360%.
De acordo com reportagem do jornal Folha de São Paulo, publicada nesta sexta-feira, 16, os dados constam em declarações de imposto de renda do ex-presidente. Essas informações, inclusive, integram a denúncia apresentada pelos procuradores da força-tarefa da Operação Lava Jato, apresentada na última quarta-feira, 14.

Lula informou à Receita Federal que sua evolução patrimonial foi obtida com sua empresa de palestras, a L.I.L.S..

Aos investigadores, o petista disse que cobrava “exatamente 200.000 dólares, nem mais e nem menos” por todas as palestras. O preço era o mesmo do ex-presidente dos Estados Unidos Bill Clinton.

Entre 2011 e 2015, a L.I.L.S. distribuiu lucros e dividendos de 8,5 milhões de reais para Lula. Nesse mesmo período, o ex-presidente deu cerca de setenta palestras no Brasil e no exterior, conforme ele mesmo disse às autoridades da Polícia Federal. A maior transferência de valor para Lula ocorreu em 2014, no total de 5,6 milhões de reais. Naquele mesmo ano, em novembro, foi deflagrada a fase mais ostensiva da Operação Lava Jato.

De acordo com a PF, a empresa de palestras de Lula recebeu 21 milhões de reais entre 2011 e 2015. Desse total, 9,9 milhões de reais foram pagos por empreiteiras investigadas na Lava Jato.

À Folha, o advogado de Lula, o Cristiano Zanin Martins, afirmou que as atividades da L.I.L.S. são “absolutamente lícitas, lastreadas em palestras devidamente documentadas e de conhecimento geral”.
Conteúdo Diário do Poder

 

%d blogueiros gostam disto: