Faxina geral nos partidos corruptos, admite Gilmar Mendes

O Presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, afirmou que, “sem dúvida nenhuma” outros partidos envolvidos nas fraudes da Operação Lava Jato poderão também ser investigados e terem cassados seus respectivos registros.  A informação está postada no site de notícias Jota.


Este conteúdo é produzido por CristalVox. Apoie nosso trabalho curtindo nossa página

O ministro falou sobre o tema, nesta segunda-feira (8/8), ao ser questionado sobre a representação encaminhada à Corregedoria-geral Eleitoral do TSE para que o Partido dos Trabalhadores (PT), seja investigado pelo recebimento de dinheiro desviado de contratos da Petrobras e por caixa dois.

Na última sexta-feira (5/8), Mendes determinou à corregedoria do TSE um ofício determinando a instauração de uma representação de “exame de escritura do partido”, pelo possível cometimento de crimes eleitorais e penais que vieram à tona na operação Lava Jato, conduzida pelo juiz federal Sergio Moro.

No documento, Mendes afirmou que há “vários indicativos que podem ser obtidos com o cruzamento das informações contidas nestes autos – notícias veiculadas na imprensa e documentos judiciais não sigilosos da operação policial denominada Lava Jato – de que o PT foi indiretamente financiado pela sociedade de economia mista federal Petrobras”.

Durante a coletiva com jornalistas após workshop sobre regras das eleições de 2016, Gilmar Mendes afirmou que não se está propondo a extinção do PT, mas sim de apurar as práticas adotadas pelo partido. O partido acusou o presidente do TSE de agir de forma seletiva.

Além disso, o ministro afirmou que as questões sobre a Lava Jato devem servir para um “experimento” e para mudanças na Lei e na atuação da Justiça Eleitoral.

“Nós não estamos propondo a extinção do PT, o que estamos dizendo é que essa prática pode dar ensejo à extinção e a Corregedoria deve fazer a avaliação. Na verdade até aqui isso não se cogitava. Nós criamos um modelo partidário bastante livre, tão livre que levou a esse quadro de abusos de uma certa promiscuidade. A ideia mesmo de fusão, cooperação, foi amplamente permitido. Até como resta ao modelo anterior do sistema autoritário”, afirmou.

%d blogueiros gostam disto: