Extra Extra – Ministro e deputados brasileiros sob fogo cruzado na Turquia

Ministro da Cultura e deputados estão presos em hotel na Turquia .Marcelo Calero está acompanhado de comitiva para reunião do Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco.  Segundo a pasta, ele está bem.


Este conteúdo é produzido por CristalVox. Apoie nosso trabalho curtindo nossa página

O ministro da Cultura, Marcelo Calero, está preso em um hotel em Istambul, na Turquia. O país vive ao longo das últimas horas um golpe militar para depor o presidente Recep Tayyip Erdogan. Calero e uma comitiva do Brasil acompanhavam a 40ª Reunião do Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco. De acordo com nota do MinC, Calero está bem e em contato com o Ministério das Relações Exteriores, em Brasília, e com o Consulado Geral do Brasil na Turquia. Também estão presos em um hotel deputados brasileiros que viajaram ao país para os Jogos Mundias Escolares (Gymnasiade).

A comitiva de deputados viajou para Istambul na última segunda-feira e pretendia deixar o país na manhã deste sábado. Agora, não sabe quando vai voltar. “A tensão está grande pelo entendimento de que não sabemos se essa situação vai se normalizar ou não. Pela programação, eu chegaria à tarde em Campinas (SP). Estamos confinados no hotel aguardando posição da embaixada. Não vamos nos movimentar sem que saibamos se podemos ou não ir ao aeroporto”, disse, ao site de VEJA, o deputado Evandro Roman (PSD-PR). “Isso nos assustou. Tudo estava muito tranquilo. Hoje nós tivemos duas audiências muito boas aqui em Istambul. Nós nos preparamos para voltar, foi muito rápido”, disse César Halum. “Há muito tanque de guerra nas ruas, o aeroporto foi fechado, há o sobrevoo constante de aviões de guerra.

A orientação do Exército é para que as pessoas não saiam às ruas nos próximos dois dias”, continuou o congressista. “No Brasil é que é bom, é democracia, não acontece essas coisas. Esse povo do PT precisa saber o que é golpe vindo aqui. Aí foi simplesmente um ato democrático”, alfinetou.

Conteúdo Veja

 

%d blogueiros gostam disto: