Início Mundo O livro “A acusação” reúne contos que desvelam a Coreia do Norte

O livro “A acusação” reúne contos que desvelam a Coreia do Norte

51
COMPARTILHAR

Com um improvável tom satírico e o enigma em torno da identidade de seu autor, o livro A acusação reúne contos que desnudam a Coreia do Norte, a ditadura mais blindada do planeta. Por SÉRGIO GARCIA em Época

A cortina fechada em um prédio na praça onde se darão os festejos do Dia Nacional, em Pyongyang, capital da Coreia do Norte, é um símbolo da sátira que caçoa da opressão do regime ditatorial comunista. A criança pequena que mora no apartamento se apavora sempre que depara com o retrato de Karl Marx na parede de um prédio próximo. Por precaução, a mãe tomou a inciativa de cerrar as cortinas, para evitar que o filho visse a paisagem lá fora. “Ele era filho de um supervisor do departamento de propaganda, e ter um faniquito ao ver um retrato de Marx tinha sérias consequências”, diz um trecho de “Cidade de espectros”, um dos sete contos de A acusação – Histórias proibidas vindas da Coreia do Norte (Biblioteca Azul, 230 páginas, R$ 39,90), com lançamento no Brasil previsto para março. As “sérias consequências” se confirmam, com um desfecho funesto para a família do pequenino.

O grande chamariz de A acusação é deslindar um mundo desconhecido por todos. Seu autor assina com o pseudônimo Bandi, por uma questão de sobrevivência. Uma das poucas informações que sabemos é que ele ainda reside na Coreia do Norte sob a tirania do homem-foguete Kim Jong-un, onde um desvio mínimo de comportamento pode enquadrar o cidadão na classe 149, a dos traidores, e se transformar numa sentença de morte. O que dirá, então, de um texto altamente “subversivo”, que passou por uma arriscada operação para ser retirado clandestinamente do país, graças à intervenção de um ativista dos diretos humanos residente na vizinha China? No total, os manuscritos consistiam em 750 páginas, mais tarde editadas para se tornar a única obra de que se tem notícia escrita dentro daquele país e que vazou as fronteiras.

Leia a matéria na íntegra em
https://epoca.globo.com/mundo/noticia/2018/02/o-livro-acusacao-reune-contos-que-desvelam-coreia-do-norte.html

COMPARTILHAR