Delcídio do Amaral repete Roberto Jeferson e detona Lula e Dilma

A maioria dos membros do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar do Senado votou na tarde desta terça-feira (3) pela cassação do mandato do senador Delcídio do Amaral (sem partido-MS).


Este conteúdo é produzido por CristalVox. Apoie nosso trabalho curtindo nossa página

Treze parlamentares acompanharam o voto do relator Telmário Mota (PDT-RR) no processo por quebra de decoro parlamentar contra o ex-líder do governo na Casa. O presidente do colegiado, João Alberto Souza (PMDB-MA), se absteve de votar. Houve um ausente: Romero Jucá (PMDB-RR), atual presidente do PMDB. Seus suplentes também não compareceram.

Opinaram pela cassação os senadores José Pimentel (PT-CE), Regina Sousa (PT-PI), Lasier Martins (PDT-RS), Paulo Rocha (PT-PA), Otto Alencar (PSD-BA), Sérgio Petecão (PSD-AC), Davi Alcolumbre (DEM-AP), Ataídes Oliveira (PSDB-TO), Dalirio Beber (PSDB-SC), Randolfe Rodrigues (Rede-AP), João Capiberibe (PSB-AP), Douglas Cintra (PTB-PE) e Telmário Mota (PDT-RR).

Mota apresentou hoje seu parecer pela condenação do senador. “Opino pela procedência da representação e voto pela decretação da perda do mandato do senador Delcídio do Amaral”, leu o relator.

Em seu voto, Mota afirmou que “as conversas caracterizaram ato atentatório ao decoro parlamentar”, ao se referir à gravação de uma conversa entre Bernardo Cerveró, filho do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró, e Delcídio, que ofereceu ajuda para Nestor não fechar acordo de delação premiada com a força-tarefa da Operação Lava Jato.

“Quando o senador se propõe a auxiliar na fuga de um criminoso, não só atinge o decoro parlamentar como macula a imagem do próprio Senado”, escreveu Mota.

O parecer do relator vai agora para a CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania), onde será analisado e votado em um prazo de até cinco sessões ordinárias.

Se aprovado, será encaminhado à Mesa Diretora do Senado. O regimento interno da Casa não determina um prazo para que o parecer seja votado em plenário.

%d blogueiros gostam disto: