A atividade física emagrece? A ciência finalmente responde

De acordo com a análise de sessenta estudos científicos, os exercícios, embora essenciais para a saúde, são muito pouco eficazes quando a meta é perder peso


Este conteúdo é produzido por CristalVox. Apoie nosso trabalho curtindo nossa página

É comum ouvir entre os que frequentam academias de ginástica que pretendem malhar o dobro na segunda-feira para compensar as refeições calóricas do fim de semana. Há o senso comum de que o consumo excessivo de calorias pode ser revertido pelo simples fato de praticar atividades físicas. E se todo esse esforço tivesse pouquíssimo impacto no emagrecimento?
Pois a jornalista americana Julia Belluz, especialista da área de saúde, fez uma análise com base em mais de 60 artigos científicos sobre exercícios e perda de peso. Julia conversou com nove pesquisadores que atuam nessa área. A conclusão, publicada no site de notícias Vox, revelou que, para quem quer emagrecer, a atividade física não é a melhor solução. Pelo contrário: ela pode passar uma falsa impressão de eficácia e dificultar a luta contra a obesidade, já que muitas pessoas se alimentam mal por acreditar que o hábito é reparado pelas horas extras de malhação.
De acordo com Alexxai Kravitz, neurocientista e pesquisador sobre obesidade do Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos (NIH), dependendo do organismo de uma pessoa comum – excluindo os atletas e os profissionais que trabalham com atividade física -, é possível queimar apenas entre 10% e 30% da energia realizando exercícios diariamente.
Deve-se levar em consideração que 100% da energia do organismo vem por meio dos alimentos. Isso sugere que a melhor solução para perder peso está no mesmo local onde se inicia todo o processo de engordar: na boca. Os verdadeiros impactos no corpo são notados quando a pessoa passa também a administrar melhor quanto consome e que tipo de alimentos está ingerindo.
Diz o nutrólogo Daniel Magnoni, do Hospital do Coração, em São Paulo: “A combinação entre dieta balanceada e atividade física é essencial. Mas não basta apenas reduzir gasto calórico, pois o corpo busca energia nos músculos — o que é ainda pior. Mas também não dá para acreditar que é possível perder peso apenas caminhando meia hora diariamente”.

Texto Carolina Melo – Conteúdo Veja

Continue lendo em
http://veja.abril.com.br/noticia/saude/praticar-exercicios-realmente-ajuda-a-emagrecer

%d blogueiros gostam disto: